DOC. Sr Badu

O microprojeto do Vinicius é realizar pequenos documentários sobre os mestres quilombolas e seus saberes. A primeira a pessoa a ser entrevistada foi Sr. Badu do quilombo Mata do Tição, localizado no município de Jaboticatubas, vizinho a Pinhões. O interesse do Vinicius por fazer os documentários surgiu durante a 1º residência artística do Dalton da Paula, quando fizemos uma visita ao Sr. Badu.

Neste dia ele nos contou um pouco sobre sua vida e seus conhecimentos em radiestesia, homeopatia, agroecologia, benzeção, dentre outros. Foi este universo apresentado pelo Sr. Badu que o Vinicius buscou registrar para compartilhar um pouco da sabedoria quilombola. Este trabalho tem a potência de documentar uma série de saberes que muitas vezes se perdem com a morte de um mestre, que são como grande bibliotecas dos quilombos. Em Pinhões alguns importantes conhecimentos já foram perdidos, uma vez que são repassados oralmente. Este movimento ajuda também a aproximar os jovens produtores de audiovisual dos conhecimentos dos mestres.

O vídeo ainda está em processo de edição e este pretende ser o primeiro de uma série de vídeos sobre os mestres e saberes quilombolas.