Memória da Casa

Foi com muito prazer que estabelecemos esta parceria com o projeto “Memória da Casa e da Rua” coordenado pelas artistas Silvia Amélia e o Rosa Maria. A proposta das artistas vem ao encontro ao nosso desejo de fomentar a produção simbólica na cidade.  Através de um lugar de produção artística onde o processo criativo é o meio onde se produz uma série de reflexões e proposições que reverberam do EXA para o espaço público e trouxe um pouco da cidade para dentro do EXA.

O projeto de residência abrigou 20 jovens artistas que durante 2 meses frequentaram o EXA, utilizando-o como QG, espaço de encontro, atelier e abrigo. Sob a orientação das coordenadoras criaram e desenvolveram uma universo poético em torno do ambientes casa e cidade.

O resultado destas pesquisas e do estreitamento entre o universo privado e o público resultaram nesta série de trabalhos que deram origem a exposição e a este catálogo. Aqui se instalou outro processo bastante interessante já que os diferentes trabalhos e pesquisas se encontram em uma mesma exposição. A estrutura e a restrição de espaço expositivo promoveram uma interação e um pensamento coletivo para desenhar esta exposição que mais uma vez estabeleceu uma conversa entorno do individual e o coletivo.

Ao final ficamos muito felizes de participar deste projeto e ver o envolvimento dos jovens artistas, o resultado do processo de pesquisa e a produção dos trabalhos. Esta foi realmente um experiência rica para todos que se envolveram neste projeto.