.:Arquivos e História
A primeira ação do projeto se deu antes mesmo de chegarmos à Pedra Azul, quando visitamos o Arquivo Público Mineiro, localizado em Belo Horizonte. Vasculhamos todos os tipos de materiais disponíveis no acervo da instituição, em busca da maior quantidade de informações possíveis acerca da história da cidadezinha do norte de Minas. Queríamos encontrar mapas, livros, fotografias etc, que pudessem nos dizer mais sobre Pedra Azul, desde a origem de seu nome até como ela é retratada por escritores e pesquisadores de diversas áreas.
Ao chegar na cidade, nossa intenção se manteve e fomos em busca dos arquivos públicos da prefeitura e de arquivos privados de habitantes que, como nós, se interessavam pela história do lugar. Ao mesmo tempo em que queríamos saber como a cidade era retratada pela história oficial, também nos interessava a construção do imaginário popular através dos registros não oficiais e do imbricamento entre realidade e ficção.
A partir da pesquisa com arquivos, da coleta de depoimentos orais e da visita a locais históricos, como o antigo Bazar 36, começamos a construir nossa própria relação com a cidade.