UTOPISMO ESPAÇO-TEMPORAL

MUROS BH


UTOPISMO ESPAÇO-TEMPORAL

  O coletivo Rachadura propõe aos moradores do Bairro Renascença a diminuição do muro das casas. O muro assume a imagem da separação de uma esfera privada de uma pública, a imagem de barreira indispensável à garantia da privacidade e das posses particulares. O trabalho Utopismo espaço-temporal joga com a palavra de ordem dominante de segurança na imagem da diminuição dos muros. E por este jogo, um dos moradores permitiu a empreitada artística e aceitou reduzir o muro de sua casa.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi a pretium quam, nec rhoncus dui. Vivamus ultrices, erat et porttitor imperdiet, dolor ex rutrum enim, et pellentesque ex lacus at neque. Pellentesque pretium mi nunc, vel bibendum orci luctus id. Ut ornare sceleri.

''...E o muro acaba por assumir, mais do que a imagem da separação de uma esfera privada de uma pública, a imagem de barreira indispensável à garantia da privacidade e das posses particulares.''

  O coletivo registrou  em vídeo as tentativas de convencimento. Nessas conversas as pessoas lembram de um passado recente de apropriação das ruas pelos moradores, das relações de vizinhança e das dificuldades contemporâneas relativas à necessidade de segurança. Conversas informais aderidas a um discurso hegemônico da violência instituída. Palavras particulares oscilando como palavras de ordem aprendidas dos meios de comunicação, dos programas televisivos, dos jornais impressos ou da internet. Palavras de ordem sobre o cotidiano, compondo o vocabulário das conversas informais, formando a opinião pública, cujas respostas já dadas propagam a segurança a qualquer custo que as pessoas possam pagar.

“Goodness is about character - integrity, honesty, kindness, generosity, moral courage, and the like. More than anything else, it is about how we treat other people.”
Dr. Seuss