ÁREA CRIATIVA

ESPAÇOS CULTURAIS COMUNITÁRIOS

SOBRE O PROJETO

 A proposta do projeto Área Criativa é criar e construir espaços culturais autogeridos por grupos de jovens moradores de “periferias urbanas” ou cidades do interior do Brasil. O espaço é destinado ao encontro, produção, formação, intercâmbio e experimentações artísticas. Os participantes junto com a equipe do projeto desenvolvem e realizam o desenho arquitetônico, a construção, a programação, as regras de funcionamento e formas de gestão. Para isso realiza-se uma série de pesquisas, atividades formativas e intercâmbios que resultam na construção e ativação de um espaço cultural.

A primeira edição aconteceu na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, MG. O projeto da Área Criativa – Pedra Azul foi realizado com recursos do Prêmio Redes Funarte de Artes Visuais, em janeiro de 2015. O processo de formação e construção durou 6 meses. Durante este período foram realizadas diversas ações como apresentações culturais, oficinas, encontros e residências artísticas.

A segunda edição do projeto acontece com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 em Pinhões, Santa Luzia (MG). O processo terá duração de 15 meses com diversas atividades. Nesta edição teremos uma importante novidade; os participantes contaram com bolsas de produção cultural para desenvolverem seus projetos que irão compor a programação do espaço.

Área Criativa é um projeto realizado pelo EXA – Espaço Experimental de Arte e idealizado por Bruno Vilela , com colaboração de Breno Silva, Brígida Campbell e Willian Nascimento.

Reinventing the Real ‘School of Rock’ with Fender

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed sit amet efficitur massa. Ut id sem at purus mollis convallis. Aenean auctori. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed sit amet efficitur massa. Ut id sem at purus mollis convallis. Aenean auctor interdum velit, ac condimentum nulla auctor a. Cras id turpis eu orci.