TÁTICAS DE INTERVENÇÃO URBANA

O objetivo desta oficina é apresentar, discutir e aplicar táticas de intervenção urbana que tenham uma intenção político-radical e uma preocupação estética. Em um primeiro momento será apresentado diversas experiências de política radical na cidade como as okupas e squatts, os provos, reclaim the streets, black bloc, pussy riot, voina e terrorismos. Nas exposições se dará especial atenção aos acontecimentos na Grécia de dezembro de 2008 e nas jornadas de junho, no Brasil, em 2013. Serão apresentadas imagens e pequenos vídeos, assim como se fornecerá bibliografia que desdobre amplie as conversas. Em um segundo momento os participantes serão encorajados a criar idéias, frases e palavras a serem impressos por estênceis, serigrafia, spray, carimbos e outras técnicas de gravura de guerrilha para criar intervenções imediatas na própria cidade.

Data 08/02/2014
Horário: das 9:00 as 18:00
Duração: 8 horas aula

Professores:

Acácio Augusto é doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP, pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária) e professor no curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina. Publicou Anarquismos e Educação (Autêntica, Belo Horizonte, 2008), este em co-autoria com Edson Passetti, e Política e polícia: controles, cuidados e penalizações de jovens (Lamparina, Rio de Janeiro, 2013). Realizou, com Edson Passetti e Gustavo Simões, a série de antiprogramas para TVPUC, ágora, agora. É integrante do corpo editorial da Revista autogestionária Verve. Mais informações em http://www.nu-sol.org.

Kadija de Paula é artista relacional, quituteira intuitiva e mestre em Gestão de Empresas (I.M.B.A) pela Schulich School of Business da York University em Toronto, Canadá. Especializada em gestão cultural e relações internacionais Kadija se dedica a produção pães, cartazes, experiências e convivências artísticas. Publicou Como Você Feeling (Arthouse Co-op, Nova York, 2012) e apresentou seu trabalho em exposições e seminários na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e Japão. É Coordenadora de Produção do programa de Residências Artísticas Terra UNA (http://terrauna.org.br/arte/), colaboradora do projeto Lastro: intercâmbios livres em arte (http://lastroarte.com/) e integrante da Agência Transitiva no Rio de Janeiro.

UA-28532263-1