INTRODUÇÃO A FOTOGRAFIA

O curso de introdução à arte fotográfica tem como proposta trabalhar os princípios básicos e os conceitos fundamentais da fotografia a partir de conteúdo histórico, teórico, prático, técnico e poético. Veremos o surgimento da idéia de fotografia, suas origens, personagens, e os desdobramentos desse, então, novo meio de produção de imagem em seu período histórico. Iremos construir, passo a passo, entendimento sobre o funcionamento dos equipamentos, mecanismo e elementos formadores da imagem, como a luz, a sombra, os diferentes tipos de lente, utilização da câmera, etc.

Este módulo introdutório é destinado a todos que tenham pouco ou nenhum conhecimento sobre o campo da fotografia e que queiram iniciar sua formação da base, se utilizando do recurso fotográfico como instrumento criativo e não apenas mecânico, desenvolvendo um olhar e pensamento críticos em relação a imagem que estão produzindo.

Guilherme Cunha é fotógrafo e artista formado pela Escola Guignard– UEMG e bolsista pela Pittsate University – KS – EUA, desde 2001 participa de salões, bienais, exposições coletivas e individuais. Em 2001 abre a exposição “human condition” na Pittsate University e como artista convidado participa da exposição itinerante AMTRAK / NASA. É co-fundador do estúdio de fotografia Mineral Image, onde atuou até 2008. Como diretor de fotografia e artista digital já atuou em três curta metragens do diretor Fernando Pinheiro, selecionados para mais 140 festivais em todo mundo. “Capítulo XV” recebeu o prêmio de melhor curta documentário no festival de Kansas City – KS –EUA de 2009.

UA-28532263-1